Cápsula Endoscópica – Colonoscopia e Enteroscopia por Cápsula

09/04/2018

A Cápsula Endoscópica é um dispositivo pouco maior que um comprimido e que contém uma ou duas microcâmeras, LEDs para iluminação, uma antena de radiofrequência para transmissão do sinal a um receptor e gravador de dados, além de baterias.

A compactação de tantas funções em um pequeno dispositivo tornou-se possível graças aos avanços da nanotecnologia.

Lançada comercialmente no início dos anos 2000, atualmente as cápsulas encontram-se na sua terceira geração (no caso da cápsula PillCam SB3, pare estudo do intestino delgado) e na segunda geração, no caso da cápsula PillCam Colon2, utilizada no estudo do intestino grosso.

Dentre suas diversas aplicações clínicas, destacamos a investigação de anemias com suspeita de sangramentos intestinais que não puderam ser elucidados em endoscopia digestiva alta e colonoscopia convencionais, na Doença de Crohn, para diagnóstico e avaliação de resposta terapêutica, e nos casos em que não foi possível concluir uma colonoscopia por razões técnicas ou impeditivos clínicos do paciente.

Trata-se de exame minimamente invasivo e muito bem tolerado pelo paciente. Possibilita imagens de elevada qualidade dos segmentos avaliados.

Ambos os exames, utilizando as versões mais recentes de cápsulas e equipamentos disponíveis no mercado, estão disponíveis na COLONO, a sua clínica do aparelho digestivo!