Manometria Esofágica

A Manometria Esofágica é um exame que possibilita o registro gráfico em tempo real dos padrões de pressão da faringe (garganta) e dos diversos segmentos do esôfago, inclusive durante a deglutição.

Trata-se de uma exame de rápida execução, que não exige preparo na maior parte dos casos e tampouco sedação, de modo que o paciente é liberado em seguida para suas atividades normais, não sendo necessário acompanhante no dia do exame.

Quais as indicações para fazer o exame de manometria esofágica?

Dentre as diversas indicações do exame, destacamos as dificuldades em deglutir (engasgo), sintomas de queimação torácica (sugestivos de refluxo), a pesquisa de doenças específicas (como a esclerodermia ou doenças neurológicas) e a documentação antes e após cirurgias para tratamento da Doença do Refluxo Gastroesofágico.

Onde posso realizar esse exame?

A Manometria Esofágica é um exame que está disponível em Brasília-DF na Clínica Colono. Para ver no mapa a rota para a clínica, clique aqui!

O método que utilizamos possibilita uma calibração mais acurada, dependendo menos de fatores externos, como obstruções de canais ou pressão da bomba de gás (caso dos equipamentos hidropneumáticos).

Este equipamento possibilita o registro do exame com elevada precisão e praticidade.

Como se preparar para o exame?

É preciso está atento ao preparo para o exame, leia com atenção as recomendações da Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia:

  • Na noite anterior ao dia do exame, você não deve comer ou beber depois da meia-noite e até que o procedimento tenha sido concluído.
  • Medicamentos que precisam ser tomados regularmente, tais como para hipertensão arterial ou medicação para o coração, podem ser tomados com poucos goles de água pela manhã.
  • Se o paciente tem diabetes, ao não fazer o desjejum, pode afetar sua necessidade de medicação antidiabética.Geralmente metade da dose habitual de medicação é tomada pela manhã. Isto deve ser revisto com o seu médico ou profissional de saúde. Aqui na Colono, um médico irá te orientar de forma mais específica.
  • Medicamentos que não são essenciais não devem ser tomados no dia do exame até depois dele concluído. Estes medicamentos incluem: Analgésicos em geral, Sedativos ou tranquilizantes; Antispasmódicos, antieméticos ou pró-cinéticos. Na dúvida pergunte ao seu médico ou ao laboratório em que fará o exame.

Na Clínica Colono você não precisa se preocupar com o preparo, nós iremos te passar todas as orientações que você precisa saber para a realização do exame.

Qual médico faz esse exame e como é o procedimento ?

O exame é realizado pelo gastroenterologista, mediante a introdução de um fino cateter (como um canudo, mais fino que uma caneta), o qual é introduzido pelo nariz até o final do esôfago.

manometria esofágica procedimentoIsso possibilita o registro das pressões ao longo destes segmentos, que estão correlacionadas o funcionamento e à coordenação dos músculos voluntários e involuntários da faringe e do esôfago.

O exame é realizado com o paciente deitado de lado, sendo o cateter introduzido e realizadas diversas manobras e aferições, conduzidas pelo examinador e explicadas ao paciente durante o exame.

O registro gráfico é acrescentado ao laudo, assim como aferições objetivas e impressões subjetivas.

O procedimento geralmente dura cerca de 20 a 30 minutos.

Quais os possíveis efeitos adversos durante a realização da manometria esofágica?

Apesar de ser um pouco desconfortável, o procedimento não é doloroso, porque a narina, através do qual o tubo é inserido, é anestesiada.

Uma vez que a sonda está no lugar, o paciente fala e respira normalmente.

Os efeitos adversos da manometria esofágica são menores e incluem leve irritação na garganta. Ocasionalmente, durante a inserção, a sonda pode entrar pela laringe (caixa da voz) e causar tosse.

Quando isso acontece, o problema geralmente é reconhecido imediatamente, e o tubo é removido.

Extremo cuidado deve ser usado ao colocar a sonda em pacientes que tem dificuldades para engolir, porque sem uma deglutição adequada para relaxar o esfíncter esofágico superior,a sonda desvia-se do caminho natural, causando desconforto.

Caso você deseje agendar seu exame na Clínica Colono, você pode acessar nossa página de agendamento online ou então falar diretamente com uma de nossas atendentes pelo nosso WhatsApp.