Ultrassonografia Anorretal

Na Coloproctologia, a ultrassonografia anorretal é um exame realizado no canal anal e no reto, a partir da introdução de um transdutor através do ânus.

As imagens obtidas (através da passagem de ondas acústicas do transdutor pelos tecidos da região) são transmitidas para o computador e analisadas pelo médico especialista.

O que pode ser observado no procedimento?

Caso o exame seja realizado no canal anal, será possível observar as seguintes estruturas:

  • Camada submucosa;
  • Camada superficial do canal anal;
  • Musculatura responsável pelos movimentos evacuatórios (esfíncteres e músculo puborretal).

No caso do exame ser realizado no reto, as seguintes estruturas poderão ser analisadas:

  • Mesorreto;
  • Camada gordurosa (com gânglios linfáticos).

A visualização dessas estruturas é importante para que o médico especialista consiga estudar, diagnosticar e tratar possíveis lesões nessas regiões.

Qual a importância da Ultrassonografia Anorretal?

Por fornecer informações visuais das estruturas citadas acima, o exame é de grande importância para a detecção de lesões na região.

A ultrassonografia anorretal pode identificar uma série de alterações, tais como a existência de tumores, além do comprometimento de estruturas da região bem como o seu estágio de desenvolvimento.

Dessa forma, o exame é importante para a análise das estruturas e posterior definição do prognóstico.

Por fim, o procedimento permite avaliar a resposta tardia à quimioradioterapia no tratamento de tumor no reto. Nesse caso, o uso ultrassom visa definir a estratégia cirúrgica adequada para cada caso.

Onde realizar o exame?

A Ultrassonografia Anorretal é um exame que está disponível em Brasília-DF na Clínica Colono.

Na COLONO utilizamos o moderno equipamento ERISON ER12, que consiste em um transdutor portátil de 360o, com frequências ajustáveis.

Por se tratar de equipamento bastante portátil, podemos utilizá-lo em qualquer ambiente da clínica e mesmo no Centro Cirúrgico, um importante auxílio na tomada de decisões operatórias, como nos abscessos ocultos.

Quando o exame é indicado?

Dentre as principais indicações para a ultrassonografia anorretal, podemos citar:

  • Pacientes com queixa de incontinência fecal;
  • Avaliação de pacientes com abscessos ou fístulas anorretais;
  • Avaliação de pacientes com diagnóstico de câncer no ânus ou no reto.

No caso de pacientes com incontinência fecal (principalmente mulheres que tiveram partos normais ou indivíduos com histórico de cirurgias ou traumas na região anal), o exame proporciona um diagnóstico preciso e possibilita que o especialista opte pelo tratamento mais adequado.

Já em pacientes com a presença de abscessos, estes podem ser detectados mesmo em fases iniciais ou no caso de difícil detecção ao exame físico (abscessos profundos).

Por fim, em pacientes com fístulas anais (que podem ser consequência da drenagem de abscessos no canal anal), estas podem ser percebidas como pequenos nódulos ao redor do ânus, com presença de secreção, podendo haver dor ou prurido (coceira) na região.

Nesses casos, a ultrassonografia anorretal é importante para orientar o especialista na escolha do procedimento (normalmente cirúrgico) mais adequado a fim de evitar lesões na musculatura anal (o que pode ser a causa de futura incontinência fecal).

Como se preparar para o exame?

A ultrassonografia anorretal é um procedimento seguro, indolor e de curta duração (aproximadamente 10 minutos, com laudo liberado em seguida).

Na maior parte das vezes o paciente não recebe qualquer tipo de sedação, além de não haver necessidade da realização de jejum. Logo após o exame, o paciente é liberado para suas atividades normais.

A realização de jejum antes do exame pode ocorrer em casos específicos, como:

  • Inflamação na região;
  • Presença de abscessos ou fístulas;
  • Presença de neoplasias de ânus e reto;
  • Endometriose (presença de fragmentos do endométrio fora de sua localização normal).

Nesses casos, o jejum é necessário devido ao fato do procedimento ser realizado por meio de sedação ou anestesia.

Pode ser solicitado ao paciente que se faça lavagem intestinal cerca de 2 horas antes do procedimento.

Caso você deseje agendar seu exame na Clínica Colono, basta nos enviar uma mensagem pela página de contato ou então falar diretamente conosco pelo nosso WhatsApp.