Tempo de Trânsito Colônico – TTC

O que é tempo de trânsito colônico (TTC)?

O TTC se trata de um importante exame para estudo, diagnóstico e tratamento da constipação intestinal que não respondem à abordagem clínica inicial, que consiste basicamente na correção de hábitos dietéticos adversos.

O indivíduo acometido pela doença comumente apresente fezes endurecidas ou fragmentadas, baixa frequência de evacuação (menos de três vezes por semana) e grande esforço para esvaziar o intestino.

Além disso, o procedimento é indicado para aqueles pacientes para os quais o intestino não responde à mudanças na dieta, como o tratamento à base de fibras.

Como funciona o TTC?

Sua realização é bastante simples. O paciente é orientado a, ao menos três dias antes do exame, manter uma dieta rica em fibras, ingerir muito líquido e, principalmente, abster-se de quaisquer medicamentos que possam interferir no tempo de trânsito intestinal, ou seja, a “velocidade” com que o intestino funciona.

No exame, o paciente ingere uma cápsula de Sitz Marks® contendo 24 marcadores radiopacos. Em seguida, é submetido a um Rx de abdome simples respectivamente no terceiro, quinto e sétimo dia após a ingestão da cápsula.

Através das radiografias é possível quantificar o número de marcadores retidos e, consequentemente, a dinâmica do trânsito intestinal.

Os marcadores são posteriormente eliminados naturalmente com as fezes.

Com o procedimento, é possível diagnosticar e tratar distúrbios funcionais do cólon de forma não invasiva e muito prática.

Onde fazer esse exame ?

O Tempo de Trânsito Colônico (TTC) é um exame que está disponível em Brasília-DF na Clínica Colono, nós dispomos das cápsulas originais de Sitz Marks®.

Precauções para a realização do tempo de trânsito colônico

Dentre os cuidados que devem ser tomados pelo paciente, destacam-se:

  • Não ingerir medicamentos laxativos ou realizar lavagens intestinais nos 2 dias anteriores ao exame e durante todo o período do mesmo (7 dias);
  • Realizar o Rx de abdome nos dias corretos, a saber: 3º, 5º e 7º dias após a ingestão da cápsula.

Contraindicações do TTC

Apesar de se tratar de um exame longo, o TTC pode ser considerado simples, seguro e indolor, possuindo como uma de suas poucas contraindicações a realização do exame por parte de gestantes.

Resultados do exame

O exame será considerado normal quando ao menos 80% dos marcadores são expelidos até o 5º dia.

Caso haja uma concentração de marcadores na projeção pélvica, pode ocorrer o diagnóstico de síndrome da evacuação obstruída (um distúrbio de defecação).

Por fim, havendo distribuição dos marcadores pelos segmentos do cólon, poderá ocorrer o diagnóstico de inércia colônica (hipomotilidade dos cólons).

Caso você deseje agendar seu exame na Clínica Colono, basta nos enviar uma mensagem pela página de contato ou então falar diretamente conosco pelo nosso WhatsApp.