Tempo de Trânsito Colônico – TTC

TTC

O exame de Tempo de Trânsito Colônico (TTC) é um método simples, indolor e bastante seguro para investigação inicial dos casos de constipação intestinal que não respondem à abordagem clínica inicial, que consiste basicamente na correção de hábitos dietéticos adversos.

Sua realização é bastante simples. O paciente é orientado a, ao menos três dias antes do exame, manter uma dieta rica em fibras, ingerir muito líquido e, principalmente, abster-se de quaisquer medicamentos que possam interferir no tempo de trânsito intestinal, ou seja, a “velocidade” com que o intestino funciona.

Em geral o paciente é orientado então a ingerir uma cápsula de Sitz Marks®, a qual contém 24 pequenos anéis radiopacos, ou seja, anéis que são demonstrados individualmente por uma radiografia simples do abdome.

Tais anéis, confeccionados em material atóxico e inerte, possuem densidade semelhante à das fezes, ou seja, tendem a acompanhar o fluxo dos resíduos pelo cólon, sendo evacuados junto com as fezes.

Desta forma, realizando-se uma ou mais radiografias simples de abdome, é possível quantificar quantos anais eventualmente foram retidos e, principalmente, sua distribuição pelos segmentos intestinais.

Trata-se do principal exame clinicamente disponível para documentação das constipações com padrão de inércia cólica, o popular “intestino preguiçoso”. Por outro lado, a concentração pélvica dos marcadores no quinto dia podem sugerir um trânsito intestinal normal e um padrão de obstrução de saída ou “disquezia”. Estes casos merecem investigação direcionada às diversas causas pélvicas de constipação.

Na COLONO, a sua clínica do aparelho digestivo, dispomos das cápsulas originais de Sitz Marks®. O paciente recebe uma cápsula e todas as orientações por escrito sobre o exame. Por fim, é confeccionado um laudo detalhado e ilustrado.