Retossigmoidoscopia Flexível

A Retossigmoidoscopia Flexível (RSC) é o exame endoscópico do cólon sigmóide e do reto. É realizado por meio da introdução de um equipamento flexível, dotado de uma câmera de vídeo em sua extremidade, que pode ser manobrado e introduzido sob visão direta, em geral até o cólon descendente (ou seja, avalia os segmentos finais do cólon e o reto).

Retossigmoidoscopia Flexível

É empregado em casos selecionados, particularmente de pacientes jovens, com relato de sangramento intestinal (hematoquezia, ou sangue nas fezes), e de baixo risco para neoplasias intestinais. Seu médico saberá identificar os casos em que pode ser realizada apenas uma Retossigmoidoscopia Flexível, ao invés de uma Videocolonoscopia.

O exame é essencialmente idêntico à Colonoscopia, mas de alcance mais limitado. Apresenta como vantagem sobre a Colonoscopia o fato de ser mais rápido (dura poucos minutos) e não requerer sedação. O preparo intestinal também é mais simples, podendo ser realizado em casa poucas horas antes do exame. Desta forma, o paciente pode manter suas atividades normais até duas ou três horas antes do exame e as retoma logo após sua execução.

Na COLONO, utilizamos equipamentos Fujinon, marca líder mundial na fabricação de equipamentos endoscópicos, ou seja, os mesmos equipamentos utilizados na realização das nossas videocolonoscopias.

Os equipamentos flexíveis,  são reprocessados e descontaminados em alto nível (por meio de equipamento automático de reprocessamento – ENDOLAV), são conectados a uma processadora de vídeo digital. Esta combinação possiblita a geração de imagens de alta qualidade dos segmentos intestinais examinados e o processamento completamente digital das imagens.