Retossigmoidoscopia Flexível

Retossigmoidoscopia flexível: o nome aparentemente complexo tem relação com um procedimento médico simples e, na maior parte das vezes, indolor.

A retossigmoidoscopia flexível é o exame endoscópico do reto e cólon sigmoide (porção final do intestino grosso), comumente indicado para pacientes jovens com relato de hematoquezia (presença de sangue nas fezes, sinal de hemorragia digestiva baixa).

Como é feito o exame de retossigmoidoscopia?

Através da introdução, pelo ânus, do retossigmoidoscópio (aparelho utilizado no exame), o médico especialista tem a possibilidade de observar a luz da porção terminal do intestino, além do reto.

A partir do ânus, o aparelho caminha pelos segmentos intestinais até cerca de 30 cm da borda anal. A visualização das partes internas do órgão é possível graças a uma câmera acoplada no ápice do retossigmoidoscópio (uma espécie de tubo flexível).

Assim como em outros tipos de exames endoscópicos, o médico tem a possibilidade de realizar biópsias dos tecidos (procedimento igualmente indolor) caso julgue necessário.

Onde fazer esse exame ?

A Retossigmoidoscopia Flexível é um exame que está disponível em Brasília-DF na Clínica Colono.

Na COLONO, utilizamos equipamentos Fujinon, marca líder mundial na fabricação de equipamentos endoscópicos, ou seja, os mesmos equipamentos utilizados na realização das nossas videocolonoscopias.

Os equipamentos flexíveis,  são reprocessados e descontaminados em alto nível (por meio de equipamento automático de reprocessamento – ENDOLAV), são conectados a uma processadora de vídeo digital. Esta combinação possiblita a geração de imagens de alta qualidade dos segmentos intestinais examinados e o processamento completamente digital das imagens.

Quais complicações podem ocorrer após a retossigmoidoscopia?

Por ser um exame sem necessidade de sedação e de curta duração (cerca de 5 minutos), o desconforto é mínimo e raramente ocorrem complicações.

Perfurações intestinais, infecções e hemorragias (normalmente associadas à remoção de pólipos volumosos) são condições raras, podendo ocorrer sangramentos em pequeno volume.

Qual a diferença entre retossigmoidoscopia e colonoscopia?

A retossigmoidoscopia flexível é um procedimento muito parecido com a colonoscopia, no entanto, com alcance limitado.

Frente à colonoscopia, o procedimento em questão possui algumas vantagens tais como:

  • Pouco tempo de duração;
  • Falta de necessidade de sedação;
  • Preparo intestinal simples (pode ser realizado em casa poucas horas antes do exame).

A retossigmoidoscopia flexível é um procedimento seguro, indolor e com poucas contraindicações.

Caso você deseje agendar seu exame na Clínica Colono, basta nos enviar uma mensagem pela página de contato ou então falar diretamente conosco pelo nosso WhatsApp.