Manometria Anorretal

Manometria Anorretal

A Manometria Anorretal é um exame que possibilita o registro gráfico em tempo real dos padrões de pressão no canal anal e no reto. Trata-se de uma exame de rápida execução, que não exige preparo na maior parte dos casos e tampouco sedação, de modo que o paciente é liberado em seguida para suas atividades normais, não sendo necessário acompanhante no dia do exame.

É realizado pelo coloproctologista, mediante a introdução de um fino cateter (como um canudo, mais fino que uma caneta), o qual é introduzido até o reto e, então, posicionado ao longo de todo o canal anal e de parte do reto. Possibilita o registro das pressões ao longo destes segmentos, que estão relacionadas ao funcionamento dos músculos do assoalho pélvico, inclusive os que formam os esfíncteres anais. Na ponta deste cateter, há um pequeno balão que é insuflado em alguns momentos do exame, o que possibilita estimar a sensibilidade e a capacidade do reto, bem como reflexos e aspectos relacionados à dinâmica da defecação.

O exame pode ser realizado com equipamentos pneumáticos (em desuso), hidropneumáticos e de cateter sólido.

Optamos pelo equipamento de cateter sólido por ser mais confortável para o paciente e por gerar menos artefatos ao exame (alterações do exame), decorrentes da estimulação constante da margem anal pela saída de água destilada durante o exame. Este equipamento possibilita o registro do exame com elevada precisão e praticidade.

O exame é realizado com o paciente deitado de lado, sendo o cateter introduzido e realizadas diversas manobras e aferições, conduzidas pelo examinador e explicadas ao paciente durante o exame. O registro gráfico é acrescentado ao laudo, assim como aferições objetivas e impressões subjetivas, que são posteriormente descritos.

Dentre as diversas indicações do exame, destacamos a constipação intestinal de padrão disquézico (ou seja, prisão de ventre em que a dificuldade de defecar é observada), a incontinência fecal (perda involuntária de gases e/ou fezes), a pesquisa de reflexos específicos e a documentação da função anal antes e após cirurgias anais.