Coloproctologia

O que é Coloproctologia?

Também conhecida por Proctologia, é uma especialidade médica que visa o estudo, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam a porção terminal do aparelho digestivo, como intestino grosso (cólon), reto e ânus.

O médico especialista é conhecido como coloproctologista (ou proctologista) e cuida de doenças frequentes como prisão de ventre e hemorroidas.

Quando se deve consultar com um coloproctologista?

De forma preventiva, a consulta deve ocorrer uma vez por ano a partir dos 50 anos de idade, principalmente se houver histórico familiar de câncer intestinal.

Outros fatores podem indicar a necessidade de consultar-se com um especialista, tais como:

  • Sangramento anal
  • Cólica abdominal frequente
  • Diarreia frequente ou constipação intestinal (prisão de ventre)

Que doenças o especialista em coloproctologia trata?

Uma gama de doenças que afetam o cólon, reto e ânus podem ser diagnosticadas e tratadas por um coloproctologista, dentre elas:

  • Pólipos intestinais
  • Síndrome do intestino irritável
  • Câncer colorretal
  • Fissuras e abscessos anais
  • DST’s como condilomas
  • Infecções ou inflamações intestinais (como retocolite ulcerativa)

Tradicionalmente, a consulta com um profissional da área gera muitas incertezas nos pacientes. Esse receio é comum, visto que partes íntimas do corpo comumente são analisadas para um diagnóstico preciso.

No entanto, observando a quantidade de doenças que podem ser diagnosticadas muitas vezes com consultas simples, pode-se perceber a importância da consulta, seja preventiva ou não.

Como são os tipos de tratamentos e cirurgias feitos pelo coloproctologista?

Nos últimos anos têm-se observado uma tendência de aumento do número de procedimentos pouco invasivos. Uma das grandes vantagens desse tipo de tratamento é a diminuição da dor no pós-operatório, assim como do tempo de internação.

Dentre as técnicas minimamente invasivas, podemos destacar:

  • THD (Dearterialização Hemorroidária Transanal): cirurgia sem cortes para curar a hemorroida;
  • Cirurgia de incisão única: procedimento com corte único que permite o tratamento de doenças intestinais.

No dia a dia, é comum o profissional valer-se do exame proctológico na avaliação da queixa do paciente:

O que é o exame proctológico e como é realizado?

Utilizado para investigação de queixas diversas relacionadas à região anal, assim como para prevenção do câncer colorretal, o exame proctológico compreende quatro ações, sendo realizado de preferência em posição genupeitoral:

  • Inspeção perianal: observação da pele para avaliação de possíveis lesões visíveis (doença hemorroidária externa, prurido anal, fístula anal e doenças demartológicas diversas).
  • Toque retal: palpação da região perianal à procura de tumores subcutâneos ou alterações na sensibilidade.
  • Anuscopia: avaliação direta do ânus, canal retal e ampola retal. O anuscópio (aparelho utilizado no procedimento) pode detectar doença hemorroidária, prolapso retal, câncer anal e até mesmo DST’s como o HPV.
  • Retossigmoidoscopia rígida: exame do reto e de parte do cólon através do aparelho conhecido como retossigmoidoscópio. O procedimento pode revelar a existência de lesões, câncer, inflamações, estenose ou malformação vascular.

Afinal, onde encontrar um Coloproctologista?

Como em todas as áreas da medicina, o aumento vertiginoso do conhecimento técnico-científico tem revolucionado o tratamento das doenças do aparelho digestivo. Na coloproctologia em particular. E na COLONO, a inovação recebe atenção especial.

É por conta disso que contamos com profissionais altamente capacitados, incluindo profissionais da área de Coloproctologia.

E se você desejar agendar seu exame na Clínica Colono com um Coloproctologista, basta nos enviar uma mensagem pela página de contato ou então falar diretamente conosco pelo nosso WhatsApp.