Colonoscopia

Colonoscopia

A Colonoscopia é o exame endoscópico do cólon e do reto. É realizado por meio da introdução de um equipamento flexível, dotado de uma câmera de vídeo em sua extremidade, que pode ser manobrado e introduzido sob visão direta, em geral até o final do intestino delgado (íleo terminal).

Na COLONO, utilizamos equipamentos Fujinon, marca líder mundial na fabricação de equipamentos endoscópicos. Os equipamentos flexíveis, são reprocessados e descontaminados em alto nível (por meio de equipamento automático de reprocessamento – ENDOLAV), e são conectados a uma processadora de vídeo digital. Esta combinação possiblita a geração de imagens de elevada qualidade dos segmentos intestinais examinados e o processamento completamente digital das imagens.

A realização de uma boa Colonoscopia requer um bom preparo de cólon, ou seja, a adequada limpeza intestinal. Em geral, o cólon (que é o nome que damos ao intestino grosso) está repleto de fezes. O preparo possibilita a remoção das fezes por meio de medicamentos laxativos que provocam uma “diarreia”. Há várias modalidades disponíveis de preparo, que devem ser individualizadas para cada paciente. Ou seja: não existe um preparo padronizado que sirva para todos.

É preciso levar em conta as condições clínicas de cada paciente para escolher o preparo mais adequado para cada um. Fatores individuais como idade, uso de medicamentos, problemas de saúde (diabetes, doenças dos rins, doenças do coração, para citar alguns) devem ser levados em conta pelo profissional que prescreve o preparo, e por isso é fundamental que seja realizada uma consulta antes do exame. Assim, o médico que realizará o seu exame poderá conhecer as suas necessidades individuais e orientar o preparo correto para o seu caso.

Além disso, na COLONO, você sairá da consulta com instruções escritas e detalhadas sobre o seu preparo e o telefone celular do médico que realizará o seu exame. Assim, em caso de dúvidas, poderá entrar em contato diretamente com ele para saná-las.

No dia do seu exame, você procurará a clínica com o intestino já preparado. Como o exame é feito com sedação ou, em alguns casos, anestesia geral venosa – que pode afetar a sua capacidade de dirigir e provocar sonolência mesmo por horas após – você deverá se apresentar à clínica em companhia de uma pessoa da sua confiança, de preferência com alguém que dirija. O tempo médio de permanência na clínica é de uma hora e meia.

O exame de Colonoscopia é um exame muito seguro e pode ser realizado de várias formas: sem sedação (método muito utilizado no Japão, por exemplo), sob anestesia geral e sob sedação consciente, método que preferimos como via de regra.

Quando o preparo de cólon é realizado, em geral o cólon fica vazio, ou seja, murcho. Para que seja possível uma boa visualização de todos os seus segmentos, é necessário que ar seja insuflado pelo examinador durante a realização do exame. O desconforto experimentado pelo paciente durante o exame e devido à insuflação varia individualmente. Quando se opta pela anestesia geral, em geral o paciente nada sente.

Muitas condições levam à indicação de uma Colonoscopia, como sangramentos percebidos ou ocultos nas fezes, alterações do funcionamento intestinal habitual de um paciente – como diarreias persistentes ou constipação que não podem ser explicados por mudanças na dieta -, anemias sem uma causa aparente, perdas de peso sem que haja uma explicação (como mudanças na dieta ou no nível de atividade física) ou mesmo histórico pessoal ou familiar de pólipos intestinais ou de câncer do intestino e reto.

Há ainda quem recomende, a todos os indivíduos que tenham acesso à relização do exame, a realização de ao menos uma Colonoscopia a partir dos cinquenta anos.

Seu médico será capaz de identificar algum desses fatores e decidir junto com você sobre a solicitação do exame.

Entre em contato para agendar seu exame na Clínica Colono.