Cirurgia do Aparelho Digestivo

O Cirurgia do Aparelho Digestivo está profundamente relaciona com o entendimento do Sistema Digestivo, que é um sistema complexo e integrado de nosso corpo que pode ser afetado por doenças, dieta e estresse emocional.

Enquanto alguns problemas digestivos podem ser remediados com remédios e mudanças de estilo de vida, outros requerem operação cirúrgica.

O que é Cirurgia do Aparelho Digestivo?

Cirurgia do Aparelho Digestivo é a especialidade médica que trata, por meio de procedimentos cirúrgicos, as doenças benignas e malignas que afetam o trato gastrointestinal, desde o esôfago até o reto e ânus, incluindo, ainda, órgãos anexos como fígado, vesícula biliar, pâncreas.

Esta especialidade conta também como áreas de atuação a Videolaparoscopia e a Endoscopia Digestiva.

Em quais ocasiões é necessária a intervenção desse profissional?

Os procedimentos cirúrgicos do aparelho digestivo são realizados para doenças que variam de apendicite, doença de refluxo gastroesofágico (DRGE) e úlceras gástricas aos cânceres de órgãos como estômago, fígado, vias biliares, pâncreas e intestino.

Vale destacar que as afecções do aparelho digestivo abrangem uma variedade de especialidades e subespecialidades, que se diferem conforme o segmento ou o órgão a ser abordado.

Assim, teremos também coloproctologistas, hepatologistas e gastroenterologistas atuando em doenças relacionadas ao sistema digestivo.

Quais são os procedimentos cirúrgicos incluídos em Cirurgia do Aparelho Digestivo?

  • Colecistectomia – para remoção de uma vesícula biliar inflamada ou afetada por cálculos biliares;
  • Fundoplicatura – para evitar que os ácidos provenientes do refluxo do estômago danifiquem o esôfago;
  • Apendicectomia – para remoção de um apêndice inflamado ou perfurado;
  • Operações cirúrgicas para úlceras do estômago e do duodeno em casos de complicações como perfuração;
  • Hepatectomias (remoção de segmentos do fígado) – para doenças como câncer de fígado, metástases hepáticas;
  • Desvios e ressecções intestinais ou de via biliar, para casos de tumores ou obstrução do fluxo fisiológico dos alimentos e secreções;
  • Transplante de fígado e pâncreas.

A grande maioria das operações cirúrgicas são possíveis de serem realizadas por meio da Videolaparoscopia, que consiste em um método minimamente invasivo de acessar a cavidade abdominal, por meio de incisões menores e inserção de câmera e pinças específicas.

O cirurgião do Aparelho Digestivo possui treinamento e aptidão para indicação e realização destes procedimentos. (procure este profissional para tirar suas duvidas etc etc).

Afinal, onde posso fazer Cirurgia do Aparelho Digestivo?

Como em todas as áreas da medicina, o aumento vertiginoso do conhecimento técnico-científico tem revolucionado o tratamento das doenças do aparelho digestivo. Na Cirurgia do Aparelho Digestivo em particular. E na COLONO, a inovação recebe atenção especial.

É por conta disso que contamos com profissionais altamente capacitados, incluindo profissionais da área de Cirurgia Digestiva.

E se você desejar agendar seu exame na Clínica Colono com um profissional da área, basta nos enviar uma mensagem pela página de contato ou então falar diretamente conosco pelo nosso WhatsApp.